Páginas

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Impérios Medievais: parte 1

O jogo
No próprio jogo não haverá muita fantasia, será baseado em táticas e na administração de um império. Cada jogador poderá escolher um local no mapa onde seu império começará, ele já terá algumas pessoas pra ajudar, no caso, ele é o rei e a única construção inicial é uma mansão onde poderão ficar ate 10 pessoas (sua população inicial). Os Recursos iniciais são: comida/alimento, madeira, ferro/pedra, ouro/moedas, porem ainda poderão surgir outros como jóias. O mestre também deverá organizar os dias que se passam, pois a cada dia a população precisa de comida (ate que haja um mercado na cidade) e mensalmente precisarão de salários. É também interessante que haja a mudança de estação do ano, pois alguns dias poderão ficar nevando e outros quentes e isso pode dar uma mudança nas narrações, evitando a monotonia.

Regras

Inicial
Cada  jogador começa com 10 pontos pra distribuir em: trabalhadores, guerreiros e arqueiros. Cada tropa custa um ponto, é aconselhável que haja pelo menos cinco trabalhadores, um pra cada recurso, e um para construir.
Ele também deverá distribuir 20 pontos nos quatro recursos, e a quantia distribuída x10 é igual ao hotel de recurso inicial.
Depois ele poderá escolher em que área ele próprio será especializado, ele pode ser especializado em arquearia, ou também poderá ter habilidades como guerreiro ou um estrategista. Se ele escolher ser um guerreiro ou arqueiro, ele terá 10 pontos pra distribuir nos seguintes atributos:

Força: incentiva no dano corporal.
Habilidade: incentivando acerto.
Velocidade: incentiva no acerto de longa distando e na esquiva.
Vitalidade: os pontos de vitalidade +5 são iguais ao total de vida do personagem.

Caso ele escolha ser um estrategista ele só terá 1 em cada atributo, porem começará com +5 em cada recurso alem de poder ter algumas vantagens em conhecimentos gerais.

Testes
Em cada teste é usado o atributos + 1d6 no caso de um conhecimento fica ao bom senso do mestre dar um bônus ou não. Em alguns casos fica óbvio dar um bônus como em testes de conhecimentos de plantações para um fazendeiro.

Soldados iniciais

Guerreiro
Força: 2
Habilidade: 1
Velocidade: 1
Vitalidade: 2
Comida diária: 1
Salário: 7

Arqueiro
Força: 1
Habilidade: 2
Velocidade: 2
Vitalidade: 1
Comida diária: 1
Salário: 7


Trabalhador
O trabalhador é o responsável por coletar todos os recursos e construir, é aconselhável que tenha pelo menos cinco trabalhadores inicialmente, um pra cada recurso e um para construir.
Comida diária: 1
Salário: 5

Por enquanto é só, postem duvidas se tiverem e também sugestão postará mais coisas futuramente.

3 comentários:

  1. interessante sistema.
    bem simples e facil de compreender
    desenvolva um sistema de guerra que envolva: quantidade de subordinados, moral e preparação dos subordinados.
    vale lembrar que em cada nação é interessante ter um heroi que levante o moral nas batalhas como tambem seja mais bem prearado fisicamente para uma batalha que os demais subordinados (A CRITÉRIO DO NARRADOR o heroi deverá ser bem pago e se sentir confortavel em seu imperio mas deverá sentir tambem que ele não é tão importante, para que não fique arrogante e exija muito de seu imperio).

    ResponderExcluir
  2. -tambem pensei em algo referente aos clãs: todos devem ter uma marca na testa que não deve ser escondida para identificar o clã a que pertence o heroi (nesse caso fui mais especifico e pensei que se alguem esconde a marca do clã é considerado pecado contra o seu clã com direito a punições severas já que esconder sua marca pode significar vergonha do clã ou traição).
    -a marca na testa é permanente e não pode ser apagada.
    -os clãs são todos rivais a princípio mas isso não significa que precisem lutar quando se encontrarem (isso abre a possibilidade de um trabalho em equipe ou de um império ter herois pertencentes a clãs diferentes)
    -em uma guerra o heroi ''deverá{a critério do narrador}'' largar sua atual batalha se avistar um heroi de outro clã no exercito inimigo (como os orientais tem valores como honra, quando os herois decidirem lutar ambos vão estar livres de ter que lutar com soldados comuns. eles estariam lutando em um espaço reservado.)

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a ideia, sobre a luta de herois, bom, isso pode evitar o derramamento de sange, os senhores feudais podem combinar de colocar o melhor heroi um contra o outro, quem vencer daria a vitoria ao seu império.
    XD

    ResponderExcluir